sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O encontro dos Três Miroku Seleção natural


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Volume III / 

Com o progresso da cultura, como explanei acima, os elementos que eram necessários e se tornaram desnecessários, sofreram uma seleção natural. Neste sentido, é óbvio que nem mesmo o homem pode escapar às leis naturais quando chegar o fim. Mas qual será o alvo da seleção natural em relação ao homem? Obviamente, é o mal que existe em seu interior. Como já explanei, o mal será uma existência nociva e inútil, na era que se aproxima; portanto, a seleção natural do homem mau é uma conseqüência natural.

Em poucas palavras, podemos dizer que o homem, na sua etapa evolutiva, era semelhante ao animal; depois ele evoluiu e tornou-se meio animal e meio humano, isto é, superficialmente é um ser humano mas, no seu interior, ainda animal. Extirpar essa natureza animal e torná-lo homem do bem é a vontade de Deus, que agora se manifesta. Os que não conseguirem submeter-se a ela, serão eliminados através da seleção natural. Dessa forma, haverá um juízo, e o mundo, cujos habitantes, em sua grande maioria, são homens do bem, é a realidade do Reino dos Céus na Terra, apregoado pela nossa Igreja.

De tudo o que foi exposto, pode-se depreender que a missão da nossa Igreja, é dar conhecimento de que os homens do mal, que se encontram a um passo da destruição, estão sendo salvos pelo grande amor de Deus, o qual, fazendo-os arrepender-se, está diminuindo o número das vítimas.


"A Criação da Civilização",

O encontro dos Três Miroku Formação da Terra

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Volume III / 

Em decorrência do assunto, devo igualmente me referir ao endurecimento da crosta terrestre, a qual, desde a formação da Terra, manteve-se frágil por determinado período. Deus criou então animais gigantescos e usou-os para endurecê-la. Com o posterior endurecimento da crosta terrestre, eles foram selecionados naturalmente. Como o solo se tornou ideal, Deus criou e plantou as sementes, a flora estendeu-se por toda a Terra surgindo, dessa forma, condições de vida para os seres vivos. Aí foi criado o homem e todas as demais criaturas.

No início do mundo, em todos os lugares, viviam animais ferozes e cobras venenosas, causando sofrimento aos homens primitivos, que passavam grande parte de sua vida lutando contra eles. Pode-se imaginar as várias espécies desses animais com base nas ossadas encontradas eventualmente. É lógico que grande parte deles deve ter passado por uma seleção natural. Se até no Japão se conta Yamato-Takeru-no-Mikoto foi morto pelo hálito venenoso de um animal selvagem, pode-se imaginar que deveriam existir animais selvagens em todos os lugares fazendo homens e animais domésticos sofrer e, certamente, causando danos. Entretanto, esses animais nocivos foram extintos ou tiveram sua espécie diminuída com o passar do tempo. Parece que não são poucos os animais que representaram um perigo para os homens e se extinguiram. Dessa forma, é fácil imaginar que só irão restar animais domésticos.


"A Criação da Civilização",

O encontro dos Três Miroku Cristo, o protagonista principal do controle sobre o mal

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Volume III / 

O controle e o equilíbrio do mal tornaram-se necessários por um determinado tempo, e as religiões surgiram com essa finalidade. Cristo foi o protagonista principal dessa tarefa. O fato da doutrina cristã estar fundamentada no amor à humanidade mostra isso muito bem. Foi graças ao cristianismo que a sociedade dos povos de raça branca não se tornou um mundo dominado por Satanás e conseguiu alcançar o maravilhoso progresso que se vê nos dias de hoje. Trata-se pois de um legado do amor cristão. Pelo exposto, creio que os leitores puderam compreender o significado do aparecimento do cristianismo.

Mas uma coisa que não devemos esquecer é o teísmo e o ateísmo, que encerram um profundo significado do ponto de vista da Providência de Deus. Caso a humanidade fosse teísta desde o início, o mal não surgiria, não haveria conflito, todos viveriam satisfeitos, e estaria concretizado um magnífico Vale da Paz. Assim, mesmo que as ciências materiais surgissem, não se desenvolveriam a ponto de concluir os preparativos que são as bases do Reino dos Céus na Terra.

Como resultado do domínio do pensamento ateísta, deu-se prioridade a tudo que possuía forma, promovendo-se, assim, a exuberante cultura material de hoje. E o que vem a ser isso portanto, senão uma manifestação do maravilhoso e profundo desígnio de Deus? Os materialistas, que só enxergam superficialmente, jamais poderão captar o verdadeiro sentido desses fatos, mas, conforme já expus, o ateísmo, que é a fonte do mal, finalmente se configurou como algo prejudicial e desnecessário. Assim, a vocês ateístas, que existem em grande número, eu digo que devem despertar o quanto antes. Infelizmente, caso não consigam se despojar das teorias que vêm conservando até hoje, o destino que os espera é a destruição. Isto porque, a hora da mudança do bem e do mal está decisivamente próxima, e aqueles que atrapalham e obstruem a Obra de Deus, terão sua existência negada pelo Poder Absoluto. Deus, entretanto, utilizou um meio para salvar os ateístas e fazê-los conhecer a Sua existência. Esse meio é o Johrei. Vejam! Doentes graves que vêm buscar a salvação na nossa Igreja, são banhados pela graça da cura total. Todos eles conscientizando-se da existência de Deus, despertam imediatamente, arrependem-se do erro do ateísmo que até então professavam e, imediatamente, convertem-se ao teísmo. Prova incontestável disso são os relatos de graças publicados no jornal e na revista editados pela nossa Igreja.

Como expus, também o mal foi grandemente necessário até hoje. Devem ter compreendido que a partir de agora, ele passa a ser uma existência controlada, secundária. Sobre esse ponto, gostaria de dar outro exemplo. Refiro-me a animais gigantescos como os mamutes e os dinossauros, que certamente devem ter existido, dados os fósseis que são descobertos, vez por outra, em vários países. Não é difícil imaginar que existiam outros animais monstruosos como esses, mas que hoje não são mais vistos. Eles devem ter sofrido uma seleção natural. O motivo, nem é preciso dizer, é que eles se tornaram desnecessários.



"A Criação da Civilização",

O encontro dos Três Miroku Atrito entre o bem e o mal


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Volume III / 

Falarei inicialmente sobre o atrito entre o bem e o mal, isto é, o conflito que é o maior sofrimento da humanidade. Como a origem desse conflito é o próprio mal, porque Deus, que é a encarnação do bem, o criou? Este é um enigma que todos sempre quiseram conhecer, e agora vou desvendá-lo. Para isso devem observar atentamente os passos da história e do progresso da cultura. E o que descobrirão? Com surpresa, descobrirão que os conflitos criados pelo homem fizeram a cultura progredir além do que se poderia supor. Se desde o princípio, a humanidade detestasse o conflito e amasse a paz, mesmo que tivesse havido progresso da cultura material, o seu progresso seria muito lento e, certamente, ela não teria alcançado o surpreendente desenvolvimento que hoje se constata. Analisando sobre este prisma, compreenderão o quanto o mal foi necessário.

Mas existe aqui um problema. Por mais imprescindível que fosse a luta entre o bem e o mal em prol da cultura, o mal não tem permissão infinita; sua atuação está fadada a parar um dia. Essa hora chegou. Poderão compreender isso perfeitamente ao ver a estruturação cultural da atualidade, ou seja, o assustador progresso de armamentos como método de guerra. Nem é preciso dizer que a descoberta da desintegração do átomo é o indício de um destino catastrófico para a humanidade. Também é um nítido sinal da chegada do tempo em que a guerra já se torna impossível. Com isso o homem deve perceber que o fim do mal, que é a origem do conflito, está próximo, na frente dos seus olhos. Naturalmente, trata-se também da projeção da Transição da Era da Noite para a Era do Dia, que sempre venho pregando. Analisando a questão sob o ponto de vista histórico, poderão compreender bem. O que teria acontecido à sociedade se fosse permitido ao mal agir de maneira irrestrita? Os homens não poderiam trabalhar tranqüilamente e levar uma vida pacífica, o mundo estaria dominado por Satanás e tudo seria destruído.



"A Criação da Civilização",

O encontro dos Três Miroku O cristianismo e o nascimento do bem e do mal

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Volume III / 

Para esclarecer o significado do título acima, é preciso saber que a essência do budismo é o espírito e a essência do cristianismo é a matéria. Supondo-se uma divisão entre o bem e o mal, poder-se-ia dizer que o espírito pertence ao bem e a matéria, ao mal. O bem e o mal, neste caso, não são definitivos. Ficaria assim, se forçássemos a definição. Caso se dê primazia ao espírito, ver-se-á que o espírito precede a matéria; caso se tome a matéria como aspecto mais importante, ter-se-á a matéria precede o espírito.

É bastante difícil aprofundar a questão do bem e o mal, e posso adiantar que até hoje quase não houve ninguém que tenha conseguido explicá-la verdadeiramente, uma vez que o assunto pertence a Deus, Senhor e Dirigente do Grande Universo. Usando-se uma expressão filosófica, seria a Vontade do Cosmos. Portanto, a não ser Deus, Senhor do Universo, é natural que essa compreensão fuja a quaisquer outros deuses, quanto mais a um simples ser humano. Se alguém tentar resolver a questão, essa pessoa o fará com base na inteligência humana, assim mesmo dentro dos limites da imaginação, sem dar um passo a mais. Para mim, explicar esse assunto é algo difícil, mas como não se trata de fruto da minha imaginação, e sim da revelação de Deus, não será uma tarefa tão árdua. Com a chegada do tempo, fui encarregado da construção do Reino dos Céus na Terra e, como tal, consigo captar a Vontade de Deus, Senhor do Universo, até certo ponto. Por esse motivo, gostaria que os leitores procedessem à leitura deste capítulo levando em conta esse aspecto.

A teoria que vou explicar agora, situa-se além do Daijoo que sempre prego. podendo-se até dizer que ela é mais Daijoo ainda. Obviamente, é uma teoria inédita, muito difícil de ser expressa oralmente ou por escrito. Por conseguinte, ao mesmo tempo que vou explicá-la de modo que o homem da atualidade possa entender, faço-o apenas dentro dos limites em que me foi permitido por Deus.

O objetivo de Deus, Senhor do Universo, ao qual sempre me refiro, é a construção do mundo ideal, pleno de Verdade-Bem-Belo. Para a concretização desse objetivo, bastava fazer a cultura material progredir e evoluir até o nível necessário. Pode-se pensar que essa é a história do mundo até hoje. Analisando-se a cultura atual sobre essa ótica, já se pode sentir que é chegado o tempo. Numa observação atenta dos processos ocorridos desde a Antigüidade até à cultura material de hoje, o que é que se percebe? Como essa percepção é difícil por meio da inteligência humana, vou dar uma explicação. Desejo levar toda a humanidade à plena conscientização de que tudo neste mundo ocorre pela Providência de Deus.

A Criação da Civilização

O encontro dos Três Miroku O Cristianismo

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Volume III / 

Muitos já escreveram minuciosamente sobre o cristianismo, desde o nascimento de Cristo, passando por sua vida terrena, até sua crucificação. Assim, não é necessário que eu escreva novamente. Por isso, vou resumir os pontos de vista sobre fatos que ninguém abordou até hoje e peço a compreensão dos leitores. Como sempre digo, com o objetivo de formar a civilização do Reino dos Céus, Deus vem realizando, há milhares de anos, Sua Providência vertical e horizontal. A religião representativa de Deus, no vertical, é o budismo; no horizontal, é o cristianismo. Já falei sobre o budismo; falarei agora sobre o cristianismo.

A Providência de Deus, no horizontal, é a base do progresso e desenvolvimento da cultura material, ou seja, da ciência. Não é preciso dizer que o assombroso progresso da cultura que hoje vemos, decorre inteiramente da Providência de Deus após o advento do cristianismo.

Explicarei detalhadamente o porquê do nascimento de Cristo e outros pontos.

"A Criação da Civilização",

O encontro dos Três Miroku - Daijoo e Shoojoo no Budismo/ Volume III





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Já escrevi que o budismo, em sua essência é Shoojoo. Entretanto, é preciso dizer que, mesmo no budismo, que é Shoojoo, existem Daijoo e Shoojoo. Falando mais claramente, enquanto shoojoo se centraliza na sua própria força, daijoo se apóia na força alheia.

Entre as seitas budistas, a Zen-shuu e a Nitiren-shuu são Shoojoo; todas as demais são Daijoo. Em primeiro lugar darei explicações sobre Shoojoo. Como este se baseia na sua própria força, tem nas práticas ascéticas o elemento principal para o seu aprimoramento. Isso porque esse raciocínio é originário do bramanismo. Especialmente no caso da Zen-shuu, tal procedimento se apresenta de forma bem nítida.

Como já escrevi anteriormente, de forma minuciosa, o espírito budista pregado por Shaku-son considera as práticas ascéticas brâmanes um erro e afirma que é através da recitação dos sutras que se atinge a Iluminação. Pode-se dizer que o budismo é uma religião que dá grande importância aos sutras, e é do conhecimento de todos que, por um certo período, ele dominou toda a Índia. Apesar de toda a sua influência, houve um grupo que não aderiu a ele e continuou professando o bramanismo. Naturalmente, suas convicções religiosas eram fortes, e é óbvio que continuaram trilhando o invariável caminho do ascetismo e da abstinência. O alvo da fé era Daruma, cuja ideologia tinha como essência, além do ascetismo, o estudo. O aprimoramento para alcançar a Iluminação era feito através desses dois caminhos.

Entretanto, dezenas de anos após a morte de Shaku-son, surgiu uma figura proeminente no bramanismo. Foi o famoso bonzo Yuima. Ele criou a seita Zen-Shuu, cuja principal corrente é a Rinzai-Zen. Terminado o seu aprimoramento, mudou-se da Índia para o interior da China e percorreu diversas regiões, com o objetivo de difundir seus ensinamentos. No final, Yuima subiu ao famoso monte Godai-san e abriu uma academia, tornando-se o criador do taoísmo. Por conseguinte, para ser fiel à verdade, a seita Zen-Shuu não surgiu do budismo. Ela deve ter assumido características búdicas após ser introduzida no Japão, pois, se não fosse assim, certamente haveria dificuldades para a sua difusão. Poderemos compreender tudo isso ao observar que, nos templos da Zen-Shuu, os métodos de aprimoramento e a vida diária dos monges, são bastante diferentes em comparação com as demais seitas budistas. A prática da postura "Zen" (Zazen), baseia-se no aprimoramento de Daruma, fundador da seita. É igualmente considerado primordial, no aprimoramento, o método de perguntas e respostas, uma prática distinta de outras seitas, originária, provavelmente das sessões de estudos. Desde antigamente, entre os monges Zen da China e do Japão, os mais estudiosos escreveram "kanshi" (poemas em chinês), que incluem expressões iluminadas da seita Zen-Shuu. Esses poemas que, segundo consta, eram compostos constantemente, poderiam ser chamados de "kanshi-Zen" (poemas zen em chinês). Ainda restam muitos "kanshi" e caligrafias, bastante valorizados pelos apreciadores, e de preços elevados. Comtemplando esses escritos em silêncio, as pessoas têm a nítida sensação de serem transportadas para outro mundo que não seja este onde vivemos, e isso lhes toca o coração, expressando bem a personalidade do autor. É algo realmente digno de profunda admiração. Entre esses monges, o mestre Engo, autor do famoso "Hekiganroku", é considerado o melhor da China.

O introdutor da seita Zen-Shuu no Japão foi Kanzan Daitookokushi, monge do templo Daitoku-ji de Quioto, que sempre se destacou desde o início. Seus poemas e caligrafias são tão expressivos, que podem ser considerados os melhores do Japão. Em seguida vem o monge Mugaku-Zenji, do templo Enkaku-ji, de Kamakura, cujos escritos eu aprecio especialmente. Analisando por esse ângulo, poder-se-ia dizer que esses eminentes monges da seita Zen-Shuu, ao invés de monges, são cientistas religiosos.

No Japão existem três facções da seita Zen-Shuu: Soodoo-Shuu, Rinzai-Shuu e Oobaku-Shuu. A Oobaku-Shuu é pequena , mas dizem que é a mais difundida na China.

Agora vou falar sobre a seita Nitiren-Shuu: A Nitiren-Shuu é obviamente uma seita budista Shoojoo. Baseando-se na força própria das práticas ascéticas, assim como outras seitas Shoojoo, não dá muita importância a Buda ou Amida, centralizando sua adoração em Nitiren Shoonin, fundador da seita. Seus adeptos aprimoram procurando incrementar sua própria força através das práticas ascéticas - fato conhecido por todos. Portanto, sobre esses aspectos, pode-se dizer que a Nitiren-Shuu extravasou o budismo pregado por Shaku-son e recebeu influência do bramanismo. Nitiren disse: "Eu sou praticante do sutra Hokke-kyoo", mas a palavra "praticante" também é do bramanismo. Entretanto, Nitiren dá grande importância aos sutras de Shaku-son. Compreende-se isso perfeitamente ao ver que ele fez dos 28 sutras que formam o "Hokke-kyoo" o alicerce de sua seita. Pode-se dizer que Nitiren acatou o espírito do bramanismo e aprendeu a forma com Shaku-son. Além disso, a Nitiren-Shuu incentiva a mediunidade, fazendo dela um ponto importante do seu aprimoramento. Esta prática não é budista, e sim, brâmane.




"A Criação da Civilização",