domingo, 28 de junho de 2015

O MAU COMPORTAMENTO DOS FILHOS

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O MAU COMPORTAMENTO DOS FILHOS


Atualmente, o mau comportamento das crianças é considerado um problema social, mas parece-me que ainda não lhe foi atribuída nenhuma solução adequada. As variadas teorias preventivas ainda são muito superficiais, e é extremamente lamentável que nenhuma delas toque no âmago da questão. Vou mostrar o método que eu acredito ser a prevenção absoluta.
Antes de mais nada, é preciso deixar bem clara a causa fundamental do problema. Para isso, temos de pensar na relação entre pais e filhos. Em termos mais claros, se o pai é o tronco da árvore, o filho é o ramo; por conseguinte, tomar medidas para não deixar apodrecer o ramo, mas esquecer-se de cuidar do tronco, assemelha-se a colocar o carro na frente dos bois. A condição básica para solucionar o problema é ter plena consciência de que a causa do mau comportamento dos filhos está nos pais.

Em primeiro lugar, façamos uma análise espiritual.
Como sempre digo, os pais e os filhos estão ligados por um elo espiritual. Conseqüentemente, se houver máculas no espírito dos pais, através desse elo o espírito dos filhos também ficará maculado. Esta é a causa do seu mau comportamento. Sendo assim, o método para evitar a delinqüência infantil é fazer com que o espírito da criança não adquira máculas. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, fazer com que o espírito dos pais não fique maculado. Ignorando esse princípio, os pais têm preconceitos errados e, sem saber, cometem pecados que dão origem a máculas, as quais se refletem nos filhos. Portanto, é necessário que eles pensem constantemente no bem e tenham um comportamento correto, preocupando-se sempre em elevar o seu próprio caráter. Este é o único método eficiente; não existe outro.
A interpretação acima baseia-se no aspecto espiritual. Agora vou explicar materialmente.
Como todos sabem, os filhos aprendem com os pais e procuram imitá-los. Por isso, quando os pais pensam no que não é correto ou praticam o que não é bom, por mais habilmente que o escondam, é certo que um dia os filhos ficarão sabendo, uma vez que moram sob o mesmo teto. Então, é óbvio que a criança pense assim: “Se nossos pais fazem isso, que mal há em que nós façamos também?”
Em síntese, não é errado dizer que o mau comportamento dos filhos é uma conseqüência do mau comportamento dos pais. Por conseguinte, não passa de uma forma para desmascarar a corrupção destes.
Pessoas que têm filhos! Saboreiem bem esta tese e, se desejam que eles sejam bons, tornem-se bons pais primeiro.

22 de abril de 1950

Retirado do livro "Alicerce do Paraíso".

PARA OBTER A INTELIGÊNCIA, DEVEM-SE LER OS ENSINAMENTOS






A)Lendo os Ensinamentos, receberemos Luz:

ENSINAMENTO - "Johrei através das letras" (Eiko no. 184)
MEISHU-SAMA: Por isso, o importante é fazer com que as pessoas leiam os Ensinamentos. Através da leitura, elas podem não apenas entender o significado, mas também receber Johrei. Assim, na mesma proporção, a alma será purificada. Mesmo que ela se esqueça do conteúdo, depois da leitura, ainda ficará restando a força purificadora. Em outras palavras: é como se estivesse plantando uma pequena semente que, um dia, germinará. Por isso, deve-se fazer com que leiam os Ensinamentos.
Mioshie-shu n0- 16 (15/11/1952)


B) Lendo os Ensinamentos, a Alma desperta:
INTERLOCUTOR: Consta no livro "A cura revolucionária da tuberculose" que as máculas do corpo espiritual têm duas causas: Uma que surge de dentro, e outra que vem de fora. Para purificá-las, será que há diferença entre a purificação provocada pelo Johrei e aquela que ocorre pela leitura de Ensinamentos?
MEISHU-SAMA: O Johrei purifica de fora para dentro e os ensinamentos atingem a alma: com ela mesma, não acontece nada, mas recebe influências da mácula, quando esta surge. Quando a alma está adormecida ou recebe influência externa, através da mácula, ela, que era deste tamanho, fica reduzida a este. Lendo os Ensinamentos, ela desperta, repentinamente. Então, as máculas vão sendo eliminadas do centro para fora. A Alma é, no fundo, absolutamente pura. Em determinada circunstância, até uma pessoa má desperta ou, na hora decisiva, faz algo de bom. Existem teorias de que o caráter bom e mau é inato ao homem. O interior da alma é dessa maneira. Só em sua volta é que diversifica. Por isso, ela cresce ou encolhe. A expressão: "Mitama no fuyu" significa que a alma se multiplica.

Gossuiji-roku No. 2 (08/09/1951)

FÉ - FÉ E RELIGIÃO






FÉ E RELIGIÃO



É comum as pessoas pensarem que Religião e fé significam a mesma coisa, mas, na verdade, há muitos aspectos em que uma e outra se diferenciam. O provérbio popular “Não importa qual seja a crença, contanto que se creia”, é próprio da fé, e não da Religião. O mesmo se pode dizer em relação ao ato de adorar monstruosas esculturas de pedra ou de madeira feitas por selvagens. Por esse motivo, não é de admirar que, atualmente, as pessoas civilizadas não dêem atenção ao tipo de fé em que se adoram ídolos, considerando-o como de baixo nível. Entretanto, não quero dizer que uma religião seja boa pelo simples fato de ser religião. Isso porque há religiões de nível superior, médio e inferior. A que pode realmente salvar a humanidade é a de nível superior.
Parecerá estranho ouvir-se afirmar que entre as religiões existem níveis; o fato é que em todas as coisas há uma hierarquia, e as religiões não fogem à regra. Logicamente, quem dirige a religião de nível mais alto é o Supremo Deus; sendo assim, sua autoridade e virtude são muito elevadas e poderosas. É mais do que óbvio, portanto, que essa religião possua força de salvação própria daquele nível. A melhor prova disso consiste na evidência de inúmeros milagres. Eis por que ocorrem tantos milagres em nossa Igreja. Verifica-se a cura de doenças consideradas incuráveis pela Medicina, evita-se o perigo de desastres, incêndios e outras ocorrências desagradáveis que poderiam ter acontecido às pessoas, etc. Por conseguinte, quanto mais benefícios materiais se manifestam, mais devemos nos conscientizar de que, no centro da Igreja Messiânica Mundial, está presente o Supremo Deus.

20 de abril de 1950



A FÉ DEVE BROTAR ESPONTANEAMENTE

INTERLOCUTOR: Confiarem Deus significa entregar-se em Suas mãos; mas há quem force a situação para conseguir confiar n'Ele, uma vez que a pessoa não alcançou esse nível

MEISHU-SAMA: Não deve fazer isso. Se a pessoa acredita ou não, o correto é dizer-lhe para fazer como bem entende. Não é preciso que acreditem em nós.

INTERLOCUTOR: É algo que deve brotar...

MEISHU-SAMA: Isso mesmo. Se tiver a intensa vontade de acreditar, a pessoa acredita, e assim está bem. Pedir o favor de acreditar...
Outro dia, me disseram que o meu modo de agir é um tanto leviano, que deveria mostrar-me um pouco mais imponente, pois assim, as pessoas sentiriam maior gratidão. Então, disse-lhes que se não lhes agradasse o meu modo de agir, que fizessem como bem entendessem. Eu faço as coisas pensando no melhor, por isso, se acharem que assim está bom, então, acreditem. Há pessoas que realmente acham que é bom e acreditam.
Se forçamos a crer, a pessoa regride espiritualmente. Mesmo assim, não devemos nos vangloriar demasiadamente.
O que é cinco, devemos tornar realmente cinco, e o que é seis, devemos tornar seis. Não se deve proceder de maneira muito modesta e nem vangloriar-se com exagero. Deve-se agir de acordo com cada pessoa.

Gossuiji-roku n-04 (05/11/1951)