domingo, 13 de setembro de 2015

DESTINO E LIBERALISMO

Resultado de imagem para DESTINO E LIBERALISMO


Como sempre me fazem perguntas sobre predestinação e destino, explicarei a diferença entre ambos.

A predestinação é algo atribuído a uma pessoa em caracter definitivo, e de maneira alguma pode ser mudada. Já o destino é livre, dentro dos limites da predestinação, e, dependendo do esforço de cada um, pode-se atingir o nível mais alto ou, ao contrário, decair ao nível mais baixo.

O liberalismo, que hoje se tornou alvo da atenção de tantas pessoas, é muito semelhante ao destino. O verdadeiro liberalismo está restritos a certos limites. É impossível existir a liberdade infinita; a verdadeira liberdade é aquela que tem limites. Assim, quando ultrapassamos esses limites, não só invadimos e prejudicamos a liberdade dos outros, como também nos tornamos traidores da cultura. Pela mesma razão, quando ultrapassamos os limites do destino, invariavelmente fracassamos.


25 de janeiro de 1949

Alicerce do Paraíso.Vol.4

DÚVIDA


Resultado de imagem para DÚVIDA

A palavra "dúvida" não soa muito bem aos nossos ouvidos. Entretanto, representa o que há de mais importante. Com efeito, a dúvida pode ser considerada a mãe da civilização, pois foi ela que deu origem às novas filosofias, à novas doutrinas, assim como também à Ciência. O Chinês Chu-tzu disse: " A dúvida é o princípio da crença." De fato, entre as muitas palavras que, desde tempos antigos foram ditas a esse respeito, estas são bem significativas.

Eis alguns exemplos de dúvida: Por que razão a Igreja Messiânica Mundial, uma religião nova, expandiu-se tanto em tão pouco tempo? Por que será que acontecem os maravilhosos milagres que são relatados nas Experiências de Fé? Como se explica que a construção do protótipo do Paraíso Terrestre, cujo grandioso plano absolutamente inédito, esteja conseguindo dar passos cada vez mais firmes?

É natural que surjam semelhantes dúvidas; contudo, duvidar apenas não significa nada. Se as pessoas se dispõem a encontrar a chave desses mistérios, aí sim, a dúvida se torna realmente válida, pois, com tal procedimento, elas entenderão a Verdade e aumentarão seu discernimento. Aqueles que sempre têm dúvidas são pessoas progressistas, e seu futuro é brilhante. Existem, porém, alguns que não têm sorte e que, embora sintam dúvidas, não encontram o lugar onde lhes possa ser mostrada a Verdade. Por essa razão, ficam perdidos a vida inteira, acumulando dúvidas em cima de dúvidas. Podemos dizer que isso acontece com a maioria das pessoas, e entre elas deve haver algumas que fazem pouco caso das verdades pregadas pela nossa Igreja, deixando-as passar despercebidas. São criaturas infelizes.

Ao pensar em todos aqueles que, cheios de dúvidas, chegaram a Igreja Messiânica Mundial e estão sendo salvos, vivendo atualmente banhados de alegria, concluímos que nada é mais construtivo que a dúvida. Assim, creio que puderam entender que, se o homem não tiver capacidade de duvidar, ele é um ser imprestável. Portanto, é necessário ter coragem de esclarecer as dúvidas.


21 de março de 1951
Alicerce do Paraíso. Vol. 4

sábado, 12 de setembro de 2015

SUPERE O SEU EGO

Resultado de imagem para SUPERE O SEU EGO



Para aprimorar-se no mundo espiritual, é preciso, em primeiro lugar, superar o próprio ego. Podemos saber, assim, que na vida quotidiana não há nada mais temível do que o ego.

Nos Ensinamentos da seita Oomoto, encontramos o seguinte trecho: "até deuses têm errado por causa do seu ego. Não há coisa mais terrível do que o ego. Portanto, não é bom deixá-lo salientar-se". Esta frase, que de modo tão simples define perfeitamente o ego, impressionou-me e me levou a uma profunda reflexão.

No mesmo Ensinamento, encontram-se também as seguintes palavras: "o homem deve ser acima de tudo singelo". Frase que considero muito acertada, pois para quem, até agora, ouviu as minhas palavras com singeleza, tudo corre normalmente sem tropeços. É-me muito penoso ver pessoas que malogram por causa de seu forte ego.

Para alcançar a verdadeira fé, é preciso, acima de tudo, superar o próprio ego, ser singelo e não mentir.

Fisiognomia das casas e sua posição em relação aos pontos cardeais

Resultado de imagem para Fisiognomia das casas e sua posição em relação aos pontos cardeais

Muitos me perguntam qual deve ser a direção e a posição das casas, por isso resolvi escrever este artigo.

Assim como existe fisiognomia dos homens, também existe a das casas: ambas têm muita influência sobre o bom ou o mau destino. Mas a fisiognomia das casas que vou divulgar, é muito diferente daquelas que foram feitas pelos que se dizem entendidos no assunto. Não aprendi com ninguém; Quero deixar bem claro que se trata do resultado das minhas experiências e intuições espirituais.

Tal como a maioria dos fisiognomistas, eu também enfatizo a importância do nordeste; só que a minha interpretação é diferente. Por definição, esse ponto cardeal está situado entre o norte e o leste. É uma direção muito importante, pois dela vem uma emanação espiritual puríssima. Daí os antigos dizerem que não se deve macular o nordeste. Por exemplo, se construirmos desse lado o banheiro, a cozinha, a entrada ou a saída da casa, a emanação espiritual impura proveniente desses locais contamina o que vem de lá e, como consequência, facilita a atuação de demônios e maus espíritos, que são os causadores de doenças e desgraças. Por isso, devemos conservar o mais pura possível a emanação espiritual que vem do nordeste. Nesse sentido, se possível, é bom fazer o jardim nessa direção; o ideal seria plantar um pinheiro macho e outro fêmea.

Ao nordeste opõe-se o sudoeste, o qual, como o nome indica, fica entre o sul e o oeste. Daí provém uma emanação que traz muita riqueza material, o que é importante para se alcançar fortuna e destaque social. Para isso, é recomendável fazer disposições com água e pedra; um lago, por exemplo, ainda que pequeno, ornamentado com pedras.

Quanto à entrada principal da casa, convém que fique no sudeste, isto é, entre o sul e o leste. É bom que, à medida que ultrapassamos o portão e nos dirigimos para a entrada, o terreno vá se elevando. No que concerne à localização, se a casa está numa ladeira, deve ficar do meio para cima: também não é aconselhável que esteja abaixo do nível da rua. Não se deve morar por muito tempo em casas que tiverem essa localização. Entretanto, quando falamos em lugares altos, referimo-nos à situação da casa em relação às proximidades, não sendo importante a existência de montanhas ou elevações por perto. A entrada deve estar em posição tal que, transpondo o portão, não tenhamos de recuar para atingi-la. Convém que a porta principal fique à direita ou à esquerda do portão e que enfrente a ela não haja nenhuma saída; caso contrário, a sorte entra, mas não fica, vai embora. É muito bom que os aposentos do chefe da casa estejam dois ou três degraus acima do nível dos outros compartimentos.

Para determinarmos a posição da casa em relação aos pontos cardeais, devemos colocar a bússola no local correto. A maioria dos zodíacos toma como ponto de referência o centro da casa e marca as direções a partir daí, o que é muito errado. O homem não foi criado para a casa; esta é que foi criada para o homem. Ele é o senhor, ela é o súdito, pois sua construção ou destruição depende da vontade dele. Por conseguinte, como a pessoa mais importante da casa é o chefe da família, o lugar de seu descanso, isto é, seu quarto de dormir, deve ser considerado o centro, a partir do qual se tomam as direções.

No que se refere ao formato da casa, devem ser evitadas as reentrâncias, mas é bom que haja algumas proeminências. Também é muito boa a casa que, da entrada, estende-se para os dois lados, como uma ave abrindo as asas.

Com relação ao número de "tatami" (Esteira de 1,80 x 0,90 m. feita de caules de pé de arroz), é aconselhável, para quarto do chefe da casa, o cômodo com dez "tatami", pois espiritualmente, esse número representa a junção da água e do fogo. Também é apropriado o aposento com oito "tatami", porque o número oito representa o fogo, o qual é superior aos demais elementos. Os números seis e três representam a água, sendo adequados para os aposentos da esposa. Todos os números pares são bons para a quantidade de "tatami" sendo que quatro e meio, sete, nove e outros números não são recomendáveis. Nesses casos, deve-se completá-los com tábuas, para que se tornem pares.

O "toko-no-ma" ( Nas casas japonesas, é o local considerado nobre de um cômodo, com um reentrância, que fica mais elevada que o assoalho e geralmente toma toda uma parede. No toko-no-ma penduram-se quadros ou panos e ornamenta-se com vivificações florais. Costumeiramente recebem-se as visitas na sala onde existe toko-no-ma.) deve ficar à direita, e o "tigaidana" (Prateleira própria para "toko-no-ma" à formada de duas tábuas, uma do lado esquerdo e outra do lado direito, em níveis diferentes uma da outra e ligadas nas pontas por outra tábua.) à esquerda; entretanto, dependendo da entrada, não tem importância que seja o inverso. Se não houver "toko-no-ma", o lugar mais nobre é o que fica mais distante da entrada. Não é bom que o "toko-no-ma" esteja próximo desta, ou que, entrando no compartimento, a pessoa tenha de retroceder para chegar enfrente a ele.

É desaconselhável que a sala de estilo ocidental fique situada no segundo andar (no caso de sobrado). Isto porque as pessoas entram aí com sapatos e, assim, ela se iguala à rua. Dessa forma, há uma inversão de posições, isto é, a rua fica em nível mais alto que a casa.

No tocante à localização da casa, não há muita relação entre os pontos cardeais e a idade das pessoas. Costumam dizer que a mudança em direção ao nordeste não é recomendável, mas acontece justamente o contrário, pois, como expus anteriormente, dali vem uma emanação espiritual puríssima. Mas aí surge um problema; quando alguém se muda para uma casa com essa localização, seus atos e sua profissão devem ser corretos. Isso porque aquela emanação tem uma grande força purificadora, e, quando os pensamentos são negativos e os atos não são corretos, os sofrimentos sobrevêm mais rapidamente, por causa da purificação. Até hoje, muitas pessoas temiam ou desprezavam o nordeste por terem procedimento e profissões incorretos.


25 de janeiro de 1949


Alicerce do Paraíso. vol.4

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A RESPEITO DOS SONHOS


Resultado de imagem para A RESPEITO DOS SONHOS

Constantemente me fazem perguntas a respeito dos sonhos, por isso vou falar sobre esse tema.

Talvez não haja uma só pessoa que não sonhe, ao dormir. Os sonhos podem ser de vários tipos: mensagens das divindades, avisos do Espírito Guardião, sonhos com pessoas nas quais nem pensamos, sonhos que vêm a se concretizar de forma idêntica ou contrária ao que se sonhou, etc.

A palavra "yume" (sonho) é resultante da condensação de "yumei", palavra com que se designa o nebuloso mundo após a morte. Isso quer dizer que o espírito se liberta do corpo enquanto dormimos e vai para esse mundo nebuloso. Nessa ocasião, aquilo que temos em nosso subconsciente e o nossos desejos constantes aparecem nas formas mais variadas, sem sentido algum. Quando o espírito se evade para o Mundo Espiritual, fica ligado ao corpo pelo elo espiritual; quando a pessoa acorda, ele volta instantaneamente.

A mensagem das divindades através dos sonhos restringe-se às pessoas que têm fé. O espírito Divino que é alvo de sua fé dá-lhes avisos sempre que houver alguma necessidade. Os avisos do Espírito Guardião aparecem geralmente sob forma de alegoria, precisando ser interpretados. Como já disse muitas vezes, o Mundo Material é um reflexo do Mundo Espiritual, onde tudo acontece primeiro. Por isso, nosso Guardião, que está neste último, utiliza-se dos sonhos para nos alertar. Os pressentimentos que temos comumente são avisos seus.

Há alguns pontos que devemos esclarecer. Dizem que não sonhamos quando dormimos profundamente, mas é um engano. Naturalmente, quando estamos muito cansados, não sonhamos; no caso de sono não muito profundo, podemos sonhar. Contudo, não devemos nos preocupar com isso, pois, se sonharmos mesmo nessa circunstância, é porque estamos realmente dormindo. Às vezes eu até chego a sonhar durante um ou dois minutos quando converso com as pessoas, e também quando estou dormindo em pé, no ônibus, porém isso não quer dizer nada.

As pessoas que sonham ficam preocupadas, achando que não são inteligentes, mas isso não é verdade. Eu, por exemplo, quando era jovem, quase não sonhava, e acho que naquela época era menos inteligente do que hoje.

25 de janeiro de 1949.


Alicerce do Paraíso.vol.4

Resultado de imagem para A RESPEITO DOS SONHOS

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

EU ESCREVO A VERDADE


Resultado de imagem para EU ESCREVO A VERDADE


Comecei a escrever há mais de dez anos; naturalmente, apenas sobre assuntos relacionados à Fé. Ao contrário de outros fundadores de religiões, procurei eliminar formalidades e palavras difíceis, utilizando uma linguagem que todos pudessem compreender facilmente.

De modo geral, as religiões são boas. Entretanto, se por um lado elas possuem o que poderíamos chamar de característica peculiar a toda religião, por outro lado têm um certo mistério que ora julgamos entender, ora nos parece incompreensível, e talvez seja por isso mesmo que elas exercem atração. Sendo difícil compreendê-las, as religiões podem ser interpretadas de várias maneiras, dependendo da pessoa, o que facilita o formação de seitas. Além disso, quanto mais adeptos tiver uma religião, mais probabilidade ela terá de subdividir-se. A História nos mostra a luta que travaram entre si estas facções. Assim, não conseguindo captar a essência da Fé, os fiéis sentem frequentes dúvidas, tornando-se difícil alcançarem a verdadeira paz e iluminação espiritual.

Através dos métodos utilizados até agora, não conseguiremos obter a unificação harmoniosa nem mesmo de uma só religião. Consequentemente, a unificação de todas elas torna-se uma utopia. Esse deve ser, também, o motivo do aparecimento de novas religiões a cada ano que passa. Observando somente o Japão, notamos que a tendência atual é aumentar o número de religiões proporcionalmente ao aumento da população.

Jeová, Deus, Logos, Tentei, Mukyoku, Amaterassu-Okami, Kunitokotati no Mikoto, Cristo, Shaka, Amida e Kannon constituem o alvo da adoração de diversas religiões. Além destes, que são os principais, poderíamos citar Mikoto, Nyorai, Daishi e inúmeros outros. Sem dúvida alguma, não levando em conta Inari, Tengu, Ryujin e mais alguns, que pertencem a crenças inferiores, todos eles são divindades de alto nível.

Remontando às origens, é óbvio que só existe um deus verdadeiro, isto é, DEUS. Até hoje, contudo, cada religião se considera mais elevada que as demais, havendo, também, certa dose de discriminação entre elas. Dessa forma, é impossível promover-se a união de todas. Apesar disso, o objetivo final de todas as religiões é o mesmo; não há uma sequer que não deseje o Céu ou o Paraíso neste mundo, ou melhor, a concretização do Mundo Ideal, um mundo onde todas as criaturas sejam felizes.

Mas o que é preciso para que esse mundo se concretize?

É preciso que surja uma religião universal, que englobe o mundo inteiro. Deverá ter as características de uma Ultra-Religião, ser tão grandiosa que toda a humanidade possa crer nela incondicionalmente. Não quero dizer que essa religião seja a Igreja Messiânica Mundial, mas a missão de nossa igreja é ensinar o meio que possibilitará a realização do Mundo Ideal, ou seja, mostrar como elaborar o plano, o projeto para a construção desse mundo. Na medida em que aumentar, em cada país, o número de intelectos conscientes disso, estaremos marchando passo a passo para atingir nosso objetivo.

Em síntese, será a concretização da verdade. Através dela, todos os erros se tornarão claros e serão corrigidos, surgindo o Mundo de Luz, claro e límpido. Naturalmente, a humanidade se libertará do mal; o Bem, que estava subjugado por ele, triunfará, e o homem alcançará a felicidade. Portanto, em primeiro lugar, é fundamental que a verdade seja conhecida pelas pessoas do mundo inteiro. O empreendimento que agora estou realizando – um grande esforço para revelar a verdade através de explanações escritas – constitui uma fase importantíssima para a concretização desse mundo.


25 de setembro de 1951


Alicerce do Paraíso vol 4

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A Terceira Guerra Mundial pode ser evitada.

Resultado de imagem para A Terceira Guerra Mundial pode ser evitada.

17 de outubro de 1951

A eclosão de uma Terceira Guerra Mundial é a maior ameaça com que se defronta hoje a humanidade. Pensadores, cientistas e intelectuais do mundo inteiro, cada qual na sua posição, estão procurando evitá-la por meio de trabalhos escritos e debates, nos quais fazem uso de todos os seus conhecimentos.

Ante o perigo de uma terceira guerra, as religiões tampouco podem permanecer caladas, pois um dos objetivos da religião é construir um mundo de paz isento de conflitos. Todos os religiosos, portanto, devem contribuir, por meios pacíficos, para evitar um conflito nuclear. Por isso, vou escrever sobre o princípio que origina as guerras e mostrar como é possível não só evitá-las, mas também acabar com todos os tipos de guerras da humanidade. Para melhor compreensão, falarei sobre doença e saúde.

Como sempre digo, a doença é um sofrimento decorrente da eliminação das nuvens acumuladas no corpo espiritual. Todo e qualquer sofrimento, sem exceção, provém das nuvens espirituais. No plano físico, a purificação das impurezas se processa sob forma de doenças ou de outros sofrimentos. Portanto, se o homem quiser libertar-se do sofrimento, não há outra solução senão evitar a acumulação de impurezas e, ao mesmo tempo, eliminar as máculas que já tiver acumulado.

Os sofrimentos grupais - isto é, os causados por vendavais, inundações, incêndios, terremotos, agitações sociais, etc. também constituem ações purificadoras. A Guerra nada mais é do que uma purificação generalizada. É claro, portanto, que para evitar a guerra não existe outro meio senão eliminar as nuvens espirituais de cada indivíduo.

Se eclodir uma Terceira Guerra Mundial, é porque terá aumentado o número de seres humanos que acumularam uma quantidade excessiva de nuvens, chegando a uma situação-limite. E não exagero ao afirmar que o mundo, atualmente, está repleto desse tipo de pessoas. Mas por que aumentou tanto o número de homens carregados de impurezas? Por causa da acumulação de máculas e pecados decorrentes da prática do mal, principal consequência de uma educação ateísta e materialista. Esse é um resultado natural, porque a educação materialista nublou excessivamente a alma dos seres humanos, tornando-as virtualmente cegas. O problema, portanto, só pode ser solucionado mediante a correção dessas idéias materialistas.

É preciso saber que pela lei do universo, onde quer que se acumulem impurezas surgirá, infalivelmente, uma ação purificadora natural. As epidemias, por exemplo, são atribuídas ao surgimento de bactérias, mas sua verdadeira causa é que os homens precisavam purificação. Trata-se, portanto, de uma ocorrência natural surgida pela lei da sintonia, que se aplica a todas as coisas materias existentes sobre a face da Terra.

 

Planeta Terra


As grandes metrópoles, por exemplo, com seus imensos edifícios e quase todas as coisas materiais, são produtos do mal, isto é, um conglomerado de máculas. Consequentemente, estão fadadas à destruição.

Assim, o homem e todas as coisas impuras da Terra terão de ser purificados de uma só vez por uma grande guerra. E nada se pode fazer, porque essa é a lei cósmica. É claro, portanto, que os homens e todas as coisas deste mundo devem purificar-se para que não se torne necessária essa grande ação purificadora.

Mas existe algum método de purificação geral? Eu respondo que sim. Esta é a missão da Messiânica, foi para isto que nasceu a nossa doutrina. Sendo o mundo a soma de indivíduos, se cada ser humano se tornar digno a ponto de não mais precisar de purificação, a Terceira Guerra Mundial se tornará desnecessária.